Viajar pela leitura

Querido aluno,

você está convidado a participar dessa viagem. Leve com você apenas a curiosidade, pois com ela chegaremos a lugares inesquecíveis.


"Viajar pela leitura sem rumo, sem intenção.
Só para viver a aventura que é ter um livro nas mãos.
É uma pena que só saiba disso quem gosta de ler.
Experimente!
Assim sem compromisso, você vai me entender.
Mergulhe de cabeça na imaginação!"

Clarice Pacheco


sexta-feira, 26 de agosto de 2011

O poder da propaganda




"A propaganda é a alma do negócio". Quem nunca ouviu esta frase? A partir dela, várias imagens foram construídas e muitas ideias e teorias foram "plantadas" nas mentes humanas. Incentivar a prática de um esporte, o consumo de um determinado produto ou a adesão a um novo comportamento sempre foram alguns dos objetivos das propagandas.
Nas propagandas de cervejas, temos o uso do bom humor para incentivar seu consumo, enquanto refrigerantes tentam passar cada vez mais a idéia de que é possível levar uma vida saudável sem reduzir o uso dos mesmos. Marcas de xampus e tintas de cabelo mostram toda sua eficiência, enquanto bancos tentam exibir todas as suas vantagens perante os rivais. Quando falamos de automóveis, cada comercial é importante. Vincular a imagem de um veículo com algum outro objeto pode ser tão benéfico quanto prejudicial e todos os publicitários têm de estar cientes diante de algo indesejado: a indiferença do consumidor.
Portanto, atrair a atenção, questionar, afirmar e até supor são armas das agências de publicidade e mostrar todos os pontos positivos de um veículo em poucos segundos não é uma tarefa fácil.

Com base nesses dados comente: Quais são os pontos positivos e os pontos negativos da propaganda na sociedade atual?

34 comentários:

  1. Pontos positivos - divulgar um produto ou uma marca de empresa para uma grande quantidade de pessoas, fazer as pessoas se lembrarem de um produto ou marca quando forem as compras, incentivar o uso daquele produto ou marca entre outras coisas.
    Pontos negativos - a propaganda nos cria a nessecidade de ter que consumir mesmo sem presisarmos, então os publicitarios não pensam nesses pontos eles querem vender. Muitas propagandas passam a imagem de que "se você tem, você ta na moda, sera mais bonito, mais feliz, etc" mais não é bem assim.

    ResponderExcluir
  2. Pontos positivos: Como no próprio texto diz, "A propaganda é a alma do negócio", não tem como uma empresa de vendas lucrar sem a propaganda. Este é um ponto crucial quando se quer fazer sucesso no mundo dos negócios pois estimula os consumidores a adquirir o que foi apresentado na propaganda.

    Pontos negativos: A propaganda nos passa uma mensagem imperativa em relação ao consumo dos produtos apresentados, de que seja o produto essencial ou não, temos que adquiri-lo, aumentando assim nosso desejo consumista desnecessário.

    Paulo Vitor - 1001

    ResponderExcluir
  3. ponto positivo - E que a propaganda estimula a venda de seus produtos . ponto negativo - a propaganda te influencia a comprar sem precisar , mostrando ser a melhor e todo mundo quer ter o melhor produto . heitor fernandes 1001

    ResponderExcluir
  4. O PODER DA PROPAGANDA É TAO GRANDE E MUITO INTERESANTE TE VARIOS TIPOS DE FORMAS E GEITOS DE VOCE REALOZER OU PUBLICAR UMA PROPAGANDA

    PONTO NEGATIVO:AS PROPAGANDA NOS FAZ AS VEZES GASTAR MAS DO QUE NOS PODEMOS GASTAR MAS A PROPAGANDA FOI FEITA PARA FAZER NOS GASTAR MAIS E MAIS

    ResponderExcluir
  5. Pontos Positivos : me responde uma pergunta , como se vende sem propaganda ? A propaganda é o ponto mais importante para o lucro !

    Pontos Negativos : Quem faz a propaganda mostra seu produto e mostra que ele é o ideal , perfeito , o melhor de todos , e mesmo não , nos faz comprar por causa da propaganda

    Fillipe e George 1002

    ResponderExcluir
  6. A propaganda é um veículo de divulgação, e como tal, deve usar de todos os seus artifícios para tentar divulgar um produto ou uma campanha. O ponto positivo da propaganda é a própria divulgação, com a qual se consegue conquistar clientes e adeptos. Quem divulga deve estar sempre um passo à frente dos concorrentes, pesquisando as próximas tendências. Os pontos negativos da propaganda afetam diretamente os consumidores, que muitas vezes são vítimas da alienação feita pela propaganda, já que o objetivo da mesma é convencer e persuadir o consumidor a aderir a uma ideia.

    ResponderExcluir
  7. Concordo plenamente com tudo que esta dito no texto, acho que as grandes empresas não seria nada sem o convencimento da propaganda. Eu por exemplo sou um tipo de consumidor que compro as veses sem gostar mais por causa da propaganda eu compro o produto. Sem as propagandas muitas empresas não teriam o lucro que tem devido o convencimento que a propaganda passa para o consumidor. Fora que ela e um meio de comunicação presente em todo o mundo.

    NATHÁLIA OLIVEIRA 1002

    ResponderExcluir
  8. Ninguém compra sem conhecer bem o produto, 'a propaganda e alma do negócio' uma empresa não conseguiria vender seu produto sem antes divulgar. As vezes compramos só por olhar e gostar da vitrine, ou porque um famoso estar usando não é verdade? Mas as propagandas nos leva as vezes a fazer dividas em poder , ou seja, ela é boa mas também e ruim.
    Milla Castro 1002

    ResponderExcluir
  9. Você só pode comprar algo que conhece, e a apresentação surge através da propaganda. Nela se diz todas as caracteristicas do prudoto que você irá comprar. Na maioria das vezes nós só vemos a imagem do pruduto, e nem reparamos no preço, que vem destacado bem pequeno, e na hora da compra acabamos comprando caro só pela imagem do produto.

    Iliesio Monteiro 1002

    ResponderExcluir
  10. PONTOS POSITIVOS:DIVULGAR ALGUM PRODUTO OU MARCA PARA AS PESSOAS,ISSO É O PONTO CRUCIAL PARA LUCRAR E PARA QUE AS PESSOAS ADIQUIREN OQUE FOI FEITO NA PROPAGANDO,POIS NÃO TEM COMO TER VANTAGENS SEM A PROPAGANDA

    PONTOS NEGATIVOS:APROPAGANDO NOS FAZ SE ENTERESSAR E A COMPRAR,AS PESSOAS MESMO QUE NÃO POSSA ADIQUIRIR.

    BRUNO OLIVEIRA 1001

    ResponderExcluir
  11. Sâmela de Oliveira Aniceto 100123 de setembro de 2011 às 12:39

    O ponto negativo é que com o poder apelativo que tem a propaganda , acaba passando uma imagem que as vezes pode ser enganosa e o produto pode nao ser o esperado , e também pode nos fazer comprar algo que nao precisamos , so pelo fato de ser boa a propaganda '
    E o ponto positivo é que uma coisa so é vendida com propaganda , nunca se vende nada , sem apelar para a propaganda , então , as pessoas procuram o que a propaganda tem de lhe oferecer de melhor

    ResponderExcluir
  12. eu achei muito interessante , fala sobre a propaganda , hoje em dia a propaganda e muito importante na sociedade ,gostei muito do blog também , insentiva a gente ler cada vez mais , e aprender também , muito legal .

    Larissa Miranda . 1001

    ResponderExcluir
  13. alice maria, leandra martins26 de setembro de 2011 às 04:33

    O ponto positivo da propaganda é uma divulgaçaõ com a qual consegue conquistar o cliente, e o ponto negativo aquele que nao consegue conquistar o cliente com o poder nao apelativo.



    alice maria, leandra martins.turma 1002

    ResponderExcluir
  14. ponto positivo : sem a propaganda os comerciantes não conseguiriam vender sua mercadoria , por isso a propaganda é muito importante na sociedade hoje em dia.

    ponto negativo : a propaganda é apelativa. Sempre apela pelo lado de imfluênciar as pessoas a sempre precisar deste produto e quase sempre não prescisam. Compramos mais por que incentivo da propaganda

    Kamila Soares 1001

    ResponderExcluir
  15. O ponto positivo da propaganda é uma divulgaçaõ com a qual consegue conquistar o cliente, e o ponto negativo aquele que nao consegue conquistar o cliente com o poder nao apelativo.
    José Carlos,Aldair;1001

    ResponderExcluir
  16. CALUDIO HELENO>ADENIR CESCON26 de setembro de 2011 às 04:43

    ponto positivos: sem a propaganda seria muito mais difisil adiquirir produtos em promoção das lojas naquele momento
    pontos negativos:a propaganda tem a linguagem imperativa
    ela faz com que as pessoas comprem cada vez mais.

    ResponderExcluir
  17. eu acho que as propagandas ajudam mais a certas coisas mais estao sendo usadas de forma errada asim as pesoas nao aceitam certos tipos de porpaganda, a certas porpagandas que com os avanços da tecnologia tudo mudou nos dias de hoje entao elas estao mais engracadas e muito mais estruturadas ;cada vez mais tudo vai mudando e nos temos que evoluir juntos . duda cabral , turma:1002

    ResponderExcluir
  18. Pode se dizer que os pontos positivos da propaganda ela te mostra positividade nos produtos que muitas vezes não é o que você pensa.Os pontos negativos você se faz refém daquilo que pode ser uma ilusão.

    ResponderExcluir
  19. Pontos positivos:Eles mostram o lado bom do produto,além de mostrar boa qualidade.
    Pontos negativos:Não mostram o lado ruim do produto,escondendo sua verdadeira face.

    wanderson alves T:1002

    ResponderExcluir
  20. Daniela Ferreira - 100229 de setembro de 2011 às 10:51

    PONTOS POSITIVOS: Divulgar um produto ou marca de uma empresa para uma grande quantidade de pessoas, fazer as pessoas se lembrarem de um produto ou marca quando forem às compras entre outras coisas.
    PONTOS NEGATIVOS: Muitas vezes os consumidores são vítimas de propagandas enganosas, ou levados a adquirir um produto do qual nem necessitam, só porque gostaram da propaganda.

    ResponderExcluir
  21. Os pontos positivos da propaganda e sabe oque esta comprando atraves daquilo que se ler e ver na imagem do produto que esta esposto no cartas e para agrada o consumidor as empressas inverte em imagem boa e visivel do produto para o consumidor saber que nao vai si arrepender doque esta comprando.

    ResponderExcluir
  22. Pontos positivos;mostram o lado bom do produto ea qualidadedele.
    Pontos negativos;não mostrão os defeitos deles.

    ResponderExcluir
  23. pontos positivos= a propaganda e como se diz a alma do negócios e ajudas o emprezario a vender seus produtos
    potos negativos= o consumidor ver aquele produto na tv e core para compra sem necesidade mesmo não podendo

    ResponderExcluir
  24. ponto positivo - A propaganda faz com que os produtos se tornem famosos e que vendam muito.

    ponto negativo - na propaganda nao mostra os defeitos do produto.

    ResponderExcluir
  25. José Carlos;1001

    PONTOS POSITIVOS: Divulgar um produto ou marca de uma empresa para uma grande quantidade de pessoas, fazer as pessoas se lembrarem de um produto ou marca quando forem às compras entre outras coisas.
    PONTOS NEGATIVOS: Muitas vezes os consumidores são vítimas de propagandas enganosas, ou levados a adquirir um produto do qual nem necessitam, só porque gostaram da propaganda.

    ResponderExcluir
  26. PONTOS POSITIVOS: Divulga uma marca de uma empresa famosa que as pessoas viciam e compram.

    PONTOS NEGATIVOS:O produto pode ser uma propaganda enganosa.E eles de um modo nos obriga a consumir o produto.
    Caroline Sant'anna 1001

    ResponderExcluir
  27. PONTO POSITIVO- SO FAZ PROPAGANA BOA NAUM MOSTRA NENHUM DEFEITO...
    PONTO NEGATIVO- O PRODUTO PODE SER RUIM . AII ISSO ELES NAUM FALAM .. PODE ATE SER UMA PROPAGANA ENGANOSA;;;; JAMILE E TAINA

    ResponderExcluir
  28. Pontos positivos: Divulgam um produto,e eles incentivam o uso do produto ou marca.
    Pontos negativos: A propaganda nos cria uma necessidade de ter que consumir o produto.
    Camila Sant'anna 1001

    ResponderExcluir
  29. PONTOS POSITIVOS: Divulgam um produto,incentivam a sua compra.
    PONTOS NEGATIVOS: Muitas vezes os consumidores são vítimas de propagandas enganosas,e eles de um modo nos obriga a comprar o produto mesmo sem necessidade.
    ELiane Gazetta 1001

    ResponderExcluir
  30. Érika, Daiane, Claudiana, Thaís e Natália (1001)5 de outubro de 2011 às 07:30

    Pontos positivos: Divulgar o produto, incentivando a compra do mesmo.
    Pontos negativos:Podem também ser propagandas enganosas, e as pessoas acabam comprando um produto sem precisarem dele.

    ResponderExcluir
  31. Ponto positivo : Divulgam um produto ou uma marca e fazem com que as pessoas comprem este produto.

    Pontos negativos: A propaganda nos passa uma mensagem em relação ao consumo dos produtos apresentados,aumentando nosso desejo de consumir que nem sempre é necessário.

    ResponderExcluir
  32. Do lado positivo,a propaganda auxilia na apresentação de um determinado produto ou serviço ao seu potencial público consumidor.

    Do lado negativo, a propaganda quando feita de forma mentirosa ela ilude o consumidor a comprar uma coisa que ele não quer !

    Por:Raul Barreto

    ResponderExcluir
  33. Ponto positivo:A propaganda hoje é muito importante no mercado, pois o dever da propaganda é criar necessidades e mais necessidades, seduzindo o consumidor. Sempre há algo mais novo e mais eficiente que suprirá suas necessidades.
    Ponto negativo: Que muitas vezes mesmo o consumidor não precisando do produto ele tem o prazer de comprar.

    Thais A. 1002

    ResponderExcluir
  34. Pontos positivos: Divulgam um produto,e eles incentivam o uso do produto ou marca.
    Pontos negativos: A propaganda nos cria uma necessidade de ter que consumir o produto
    wanderson alves 1002

    ResponderExcluir