Viajar pela leitura

Querido aluno,

você está convidado a participar dessa viagem. Leve com você apenas a curiosidade, pois com ela chegaremos a lugares inesquecíveis.


"Viajar pela leitura sem rumo, sem intenção.
Só para viver a aventura que é ter um livro nas mãos.
É uma pena que só saiba disso quem gosta de ler.
Experimente!
Assim sem compromisso, você vai me entender.
Mergulhe de cabeça na imaginação!"

Clarice Pacheco


domingo, 7 de agosto de 2011

Só aprendemos, quando perdemos o medo de tentar aprender.

Um brinde ao aprender!

Na manhã…
No entardecer…
No anoitecer da vida!
Na complexidade da pós-modernidade…
Um brinde ao gesto,
ao eterno erguer as mãos
para aprender a aprender !
Aprender a coragem de se dar
de escutar
de falar
de silenciar
de comprometer com
a educação do olhar e para o olhar.
Aprender com poesia
A arte do eterno Conhecer,
Conviver, Fazer e Ser
Em tudo, entre tudo e contudo
Aprendendo…
Na sensibilidade ao essencial,
No encantamento…
Que abre os olhos
para viver e ser mais
vida na vida!
Olhando juntos na mesma direção…
Para o eterno aprender!
Maria Eliane Azevedo da Silva

Aprender a aprender

29 comentários:

  1. *Existem várias formas de comunicação. Quando o homem se utiliza da palavra, ou seja, da linguagem oral ou escrita,dizemos que ele está utilizando uma linguagem verbal, pois o código usado é a palavra. Tal código está presente, quando falamos com alguém, quando lemos, quando escrevemos. A linguagem verbal é a forma de comunicação mais presente em nosso cotidiano. Mediante a palavra falada ou escrita, expomos aos outros as nossas idéias e pensamentos, comunicando-nos por meio desse código verbal imprescindível em nossas vidas. ela está presente em textos em propagandas

    *A linguagem pode ser não verbal, ao contrário da verbal, não se utiliza do vocábulo, das palavras para se comunicar. O objetivo, neste caso, não é de expor verbalmente o que se quer dizer ou o que se está pensando, mas se utilizar de outros meios comunicativos, como: placas, figuras, gestos, objetos, cores, ou seja, dos signos visuais.

    NATHÁLIA OLIVEIRA 1002

    ResponderExcluir
  2. Na linguagem verbal você precisa fazer uso das palavras para que os outros compreendam o que quer dizer ,a não-verbal não necessida das palavras para que os outros entendam as mensagens, por exemplo, as placas de trânsito que utilizam apenas figuras e nós conseguimos entender seu significado, sem que haja nada mais escrito.

    THAÍS NEVES 1002

    ResponderExcluir
  3. "É simplesmente comovente o vídeo, pois quando queremos aprender coisas novas, com força de vontade conseguimos tudo.E, quando contamos com a ajuda de pessoas com mais experiências para nos alertarmos de certos perigos que vamos encontrar ao decorrer da nossa jornada,é ainda melhor.Mas não podemos esquecer que, para aprender é preciso às vezes "quebrar a cara" para darmos valor no que conseguimos com muito esforço,e não botar tudo a perder por nada!!!"

    ResponderExcluir
  4. adorei o poema! Muitas vezes temos medo de tentar, por termos medo de perder!mas esquecemos que só aprendemos com os nossos próprios erros!
    Otexto nos fala isso claramente, o vídeo mostra que temos que aprender com aquele que ja passaram por situação parecidas com a que estamos a passar!
    'Que abre os olhos
    para viver e ser mais
    vida na vida!
    Olhando juntos na mesma direção…
    Para o eterno aprender!'

    por Milla Castro

    ResponderExcluir
  5. O ser humano possui o incrível dom de aprender, e ainda existem pessoas que não o querem, que o ignoram. As pessoas deveriam sempre querer aprender, em todos os momentos da vida, sem limites. É por isso que existem tantas pessoas arrogantes no mundo, pessoas que acham que já sabem tudo. Mal sabem elas que o principal passo para o sucesso é ter humildade, e admitir que não se sabe tudo, que a vida é um eterno aprender.
    É preciso coragem para aprender coisas novas, coragem de nunca desistir, mesmo que seus recursos sejam escassos. É preciso aprender com seus próprios erros, e tentar de novo, até conseguir, até fazer certo. Não há mágica, apenas dedicação. Dedicação para dar vida aos seus pensamentos, às suas criações.
    O conhecimento será o melhor amigo do ser humano pelo resto da vida.

    ResponderExcluir
  6. Sâmela de Oliveira Aniceto 100116 de agosto de 2011 às 13:11

    Interessante demais o vídeo e o poema '
    nos fazem refletir e pensar '
    que muitas vezes desistimos logo na primeira
    tentativa por simples medo de errar , mas na verdade sabemos que " é errando que se aprende "
    O homem tem o poder de aprender , mas precisamos cultivar esse dom dentro de si mesmo para que a capacidade de acreditar mais em si que a força de vontade cresça dentro de você ' e o vídeo e o poema mostra exatamente isso ' que se não tentarmos nunca seremos capaz de saber até aonde podemos chegar !
    Por : Sâmela de Oliveira Aniceto 1001

    ResponderExcluir
  7. Amanda da Silva 100116 de agosto de 2011 às 13:18

    Gostei muito desse vídeo e desse poema , que me fez pensar , que como somos ignorantes pelo fato de não tentar fazer as coisas por medo . Que na vida o que vale é arriscar , ao contrário você nunca vai saber se o que fez foi realmente certo . Porque as pessoas aprende com seus erros , e errar faz parte da vida ' se hoje você errou amanha pode acertar .

    ResponderExcluir
  8. O vídeo e o poema são interessantes, pois nos coloca para pensar que somos capazes de fazer qualquer coisa se realmente quisermos. Que mesmo errando vamos levar alguma lição do que fazemos, pois é errando que se aprende.

    Ingrid Nogueira - 1001

    ResponderExcluir
  9. Aprender é maravilhoso, temos que estar sempre aprendendo, principalmente com os nossos erros, para conseguirmos acertar depois. Não devemos nunca deixar de estudar, a aprendizagem é eterna. Podemos conseguir tudo o que quisermos com bastante esforço e determinação.

    Daniela Ferreira - 1002

    ResponderExcluir
  10. Achei interessante o poema ,é incrível como podemos aprender as mesmas lições quanto na linguagem ver bal e na não-verbal

    ResponderExcluir
  11. Hevellyn Torres 100122 de agosto de 2011 às 04:41

    Eu gostei muito deste video, porque mostra que o ser humano tem varios tipos de comunicaçao,escrita,oral e etc . Eu gostei porque este video nos faz refletir da verdadeira realidade.

    ResponderExcluir
  12. David lannes - 1001
    video bem interessante , mostra os tipos de comunicaçao , como disse a Hevellyn !
    é a verdadeira realidade =)

    ResponderExcluir
  13. David Lannes 1001 - complemetando meu comentario , muitas vezes desistimos sem tentar , ai que é esta o erro do ser humano !

    ResponderExcluir
  14. achei o video muito legal!por que na maioria das vezes o ser humando desiste das coisas sem ao menos tentar e nao sabem que a perssistencia pode levar a perfeição.

    Heitor Fernandes-1001

    ResponderExcluir
  15. Achei o video muito interresante pois mostra muito a realidade!muitas pessoas disistem sem ao menos tentar,mais se você tiver alguém pra te apoiar e te insentivar é muito melhor,e ainda mais se for uma pessoa mais experiênte,muitas pessoas tem medo de tentar a aprender e quando mais a gente aprende melhor a gente fica!

    Maria Victória - 1002

    ResponderExcluir
  16. as pesoas nesse mundo estão dessistindo antes mesmo de tentar , en vez de evoluir , fica na mesma miseria :/ A PRENDER A APRENDER é um video muito interesante , o proprio nome já diz temos que apernder e procurar evoluir ! Muito legal o video adorei a menininha :D kkk
    BJS .*
    Kamila Soares 1001

    ResponderExcluir
  17. O vídeo é muito interessante. Nos faz pensar e mudar nossa concepção sobre as coisas difíceis, nos dando um incentivo para a vida. Temos que aprender a aprender!

    ResponderExcluir
  18. o video é muito interessante,nos faz refletir melhor sobre as coisa pois não podemos desistir das coisas tão fácil assim.

    bruno 1001

    ResponderExcluir
  19. Adorei o video nos fás pensar que desistimos muito fácil e qua ném tentamos.E também é muito importante sempre termos alguém do nosso lado para nunca desistirmos de nada.

    ResponderExcluir
  20. Érika, Daiane, Claudiana, Thaís e Natália (1001)5 de outubro de 2011 às 07:35

    O video é bem interessante, gostamos muito. Precisamos sempre de alguem ao nosso lado para nunca desistirmos.

    ResponderExcluir
  21. O vídeo e o poema nos leva a pensar em nós mesmos, nos leva a ver como somos capazes de fazer tudo que quizermos.
    Camila Sant'anna 1001

    ResponderExcluir
  22. O vídeo nos mostra a ver que somos capazes de tudo,e a não desistirmos de nada que queremos fazer.
    Eliane Gazetta

    ResponderExcluir
  23. O vídeo nos mostra que somos capazes de fazer tudo que quizermos fazer. Adorei porque me levou a pensar na vida.
    Caroline Sant'anna 1001

    ResponderExcluir
  24. Esse vídeo mostra que nós temos capacidade de fazer tudo o que nós quizermos,só nós nos dedicarmos mais,e nunca desistirmos do queremos fazer,por que isso é ruim para nós.

    ResponderExcluir
  25. video mostra coisas lindas e que somos capases de faser tudo;e ele e muito interessante ;fas nos refletir

    ResponderExcluir
  26. eu adorei o poema por que mostra que nos temos que temtar para conseguimos por que nos não nasemos aprendendo

    ResponderExcluir
  27. Adorei o vídeo pois me ajudou a pensar que somos pessoas capazes de fazer coisas a mais doque nosso limite permite, e para nunca desisti doque queremos, pois se desistimos tormamos pessoas fracas e na vida sempre temos que ser fortes para aguentar o nosso dia-a-dia e viver cada dia melhor profissinalmente e no nosso interior.

    ResponderExcluir
  28. José Carlos;1001

    O ser humano possui o incrível dom de aprender, e ainda existem pessoas que não o querem, que o ignoram. As pessoas deveriam sempre querer aprender, em todos os momentos da vida, sem limites. É por isso que existem tantas pessoas arrogantes no mundo, pessoas que acham que já sabem tudo. Mal sabem elas que o principal passo para o sucesso é ter humildade, e admitir que não se sabe tudo, que a vida é um eterno aprender.

    ResponderExcluir
  29. O video mostra que nos somos capazes de fazer coisas que muita gente acha que não consegui fazer... e que não podemos desistir de nada !

    Por : Raul Barreto

    ResponderExcluir