Viajar pela leitura

Querido aluno,

você está convidado a participar dessa viagem. Leve com você apenas a curiosidade, pois com ela chegaremos a lugares inesquecíveis.


"Viajar pela leitura sem rumo, sem intenção.
Só para viver a aventura que é ter um livro nas mãos.
É uma pena que só saiba disso quem gosta de ler.
Experimente!
Assim sem compromisso, você vai me entender.
Mergulhe de cabeça na imaginação!"

Clarice Pacheco


domingo, 17 de junho de 2012

                                Atividades

           A charge, que tem o objetivo de satirizar algum acontecimento da atualidade e a tirinha -quadrinho de desenhos- estão relacionadas as atividades propostas pelo Currículo Mínimo neste bimestre . 
        Atenção! Uma charge nunca será autoexplicativa. O discurso chargístico está associado a outros textos, a acontecimentos que o contextualizam com determinada situação da sociedade. É uma ilustração humorística que envolve a caricatura de um ou mais personagens. 
         As tirinhas costumam provocar risadas em quem as lê. É comum vermos também as tirinhas abordarem temas atuais de forma sarcástica. Vários assuntos são criticados e ironizados através dos desenhos. Encontramos até algumas que fazem fortes críticas ao governo, ou a pessoas famosas em particular.
              Analise com atenção as imagens e faça o seu comentário a respeito das  mesmas.

                     Charge

 
Fonte: http://www.google.com.br

                               Tirinha


 Fonte: http://www.google.com.br

30 comentários:

  1. Que os alunos antigamente tinham vergonha das notas baixa,e hoje e normal.A tirinha fala que o sobrinho dele não saber o novo acordo otográfico.

    ResponderExcluir
  2. Larissa turma:1001

    Que nos tempos de antigamente os alunos se preocupavam com suas notas e os pais ficavam cobrando, nos dias de hoje os pais não se preocupam e os filhos também não.
    que as pessoas sabem mas as gírias da internet do que o novo acordo ortográfico.

    ResponderExcluir
  3. Que antigamente os pais se preocupava mais com as notas dos seus filhos. Já no tempo de hoje eles não ligam,não querem saber como os filhos estão na escola e nem ligam para notas e como eles vão na escola.E que antigamente os alunos também se preocupava mais com deveres e com seu comportamento,e que o sobrinho dele não quer saber o novo acordo ortográfico.

    ResponderExcluir
  4. A charge nos mostra, que os alunos de antigamente eram mais esforçados, tinham vergonha de chegar com notas baixas para seus pais. Eram pessoas que não tinham acesso as tecnologias de hoje, por isso os estudos incentivavam-os muito. Já os alunos de hoje, nem se preocupavam muito com o estudos, pois os pais davam as coisas eles, também com tecnologias novas, como o computador, não se importaram muito para os estudos.
    A tirinha nos mostra que com os avanços das tecnologias (computador) dificultaram ou atrapalharam muito as regras do acordo ortográfico, prejudicando o aprendizado, com palavras totalmente erradas, e nos tempos antigos os alunos liam muito livros , facilitando o aprendizado e sem o uso de tecnologias avançadas ( o computador ).

    ResponderExcluir
  5. Luana Martins - 100126 de junho de 2012 às 16:47

    Compara os alunos de antigamente, com os alunos de hoje em dia, mostrando que hoje os alunos são muito mais desinteressados. Já a Tirinha mostra que as gírias da internet muitas vezes dificulta o aprendizado da língua portuguesa.

    ResponderExcluir
  6. A charge nos retrata a forme de como era os alunos antigamente e os alunos de hoje. Antigamente os alunos tinham medo de tirar notas baixas pois eram mais educados, estudiosos e mais disciplinados. Hoje em dia os alunos tiram notas baixas e acham que ainda estão certos, que a professora tinha a obrigação de dar uma nota boa para eles.
    A tirinha nos informa que o uso contínuo de gírias e do computador na adolescência esta atrapalhando eles com a escrita e os novos acordos ortográficos.

    ResponderExcluir
  7. Leonardo Da Silva 100127 de junho de 2012 às 14:56

    Os filhos de antigamente estudavam mais do que nos dias de hoje.Os alunos de hoje não gostam de estudar e nem se preocupa com as notas e nem mostram os pais que nem ligam para as notas de seus filhos , e que antigamente eles tinha que tirar notas altas e se eles não tirassem notas altas eles tinha vergonha de suas notas baixas e seus pais brigavam.

    ResponderExcluir
  8. Lorena Patusco - 1001

    A primeira charge mostra que 1969 as crianças eram mais esforçadas para o estudo elas tinham vergonha de chegar em casa com notas baixas, já em 2009 as crianças só queriam saber de tecnologias não se importavam com os estudos é quando tiravam notas baixas e para os pais a culpa era do professor e nunca dos seus filhos.
    Tirinha:
    Com as tecnologias de hoje “computador”... Atrapalha e dificulta nosso aprendizado na nova ordem ortográfica, e antigamente os alunos passavam seus tempos lendo mais livros e dedicando mais aos estudos.

    ResponderExcluir
  9. Que antigamente os alunos tinham vergonha de suas notas baixa, e os pais se preocupavam mais . E hoje em dia pra eles, isso é super normal, porque as vezes eles tentam correr atrás mas os filhos não querem saber de nada. E a tirinha é que o sobrinho dele, tenta trazer a escrita para perto da fala ..

    ResponderExcluir
  10. A charge nos mostra como os alunos reagiam antigamente a uma nota baixa:se envergonhavam e ficavam tristes.E nos mostra como eles reagem hoje em dia:com maior naturalidade, como se fosse algo normal e dão risada da sua própia nota baixa.

    ResponderExcluir
  11. A 1° charge: Mostra que nos dias de hoje a educação não está em suas melhores condições.E que a culpa dos filhos tirarem notas baixas é dos professores e não dos alunos. A 2° charge: Mostra que o sobrinho não sabe absolutamente nada sobre o novo acordo,mesmo sendo estudante.

    ResponderExcluir
  12. A charge confronta o antes e o depois, ou seja, o passado e o presente.Antigamente os pais exigiam que seus filhos respeitassem os professores e a tirarem boas notas.Quando o contrário acontecia os alunos tinham medo da reação de seus pais.Hoje alguns pais não acompanham a educação de seus filhos de perto e acham que a escola e os professores são obrigados a dar a educação que é cabível aos pais.Muitos alunos que não querem nada com os estudos transformam a sala de aula em bagunça e consequentemente não atingem seus objetivos (que são as notas boas), lançando assim a culpa nos professores.O professor tem o dever de ensinar e o aluno tem obrigação de prestar atenção, estudar e conseguir boas notas por mérito próprio.O mestre nos ensina o caminho, cabe a nós trilharmos com sabedoria.
    A tirinha mostra que o fato de alguém ser estudante não lhe dá tanto conhecimento, pois, nem todos estão bem informados sobre a atualidade.Ou vão à escola por obrigação, ou não querem se informar sobre o assunto da atualidade.

    ResponderExcluir
  13. Antes o pais cobrava mais dos filhos agora alguns (nem todos os pais) não tem tempo de sobra para cuidar de seus filhos por isso as notas baixa ser os pais ficassem em cima quem saber as notas não melhorassem agora e culpa dos professores da nota baixas ?
    Não e nossa ser a gente prestasse mais atenção nas aulas saberíamos mais
    A tirinha mostra que o fato de alguém ser estudante não lhe dá tanto conhecimento, pois, nem todos estão bem informados sobre a atualidade.

    mariana dos santos 1002

    ResponderExcluir
  14. Muitos alunos pensam que os professores são chatos a matéria chata e a escola e enjoados mais na verdade são a gente que coloca a matéria, professora e a escola chata porque agente coloca na cabeça que tudo na escola e enjoado só vai para brincar
    Por isso aas notas baixas os alunos chegar em casa falar para os pais isso aquilo e os pais vão em cima dos professores em vez de ir falar com os filhos que tem a culpa antigamente era ou contrario os pais que vinha em cima dos alunos.
    Tio foi pedi ajuda o sobrinho o sobrinho nem sabia a ortografia nova direito
    E depois a culpa e dos professores?
    Ilcilaine de Fátima 1002

    ResponderExcluir
  15. aluna; Raquel
    turma; 1002

    muitos alunos pensam que a escola e um lugar de brincar e nao estudar, muitos alunos tiram notas ruinhas e querem culpar os professores mais nao param para pensar que ele e que deve estudar para obter uma nota boa, e ser alguem na vida porque os professores nao precisam estudar pra nois porque eles ja estudaram e hoje tem o seu futuro na palma da sua mao, entao devemos estudar e parar de brincar na hora da explicacao.
    o tio foi pedir ajuda o sobrinho o sobrinho nem sabia o ortografia direito e depois a culpa e dos professores?

    ResponderExcluir
  16. Quando chega na hora da prova os alunos pensão que sabem todo mas não sabem nada,achão que estudaram. quando chega o resultado achão que tirarão notas excelentes mas quando olhão o resultado se enganão e quere raclamaren com o professor,chaman seus pais para reclamar. thais

    ResponderExcluir
  17. O que a charge está dizem é muito interessante porque ela fala a pura realidade que estamos vivendo, os pais não brigam mais com o seu filho como era antes, eles acham que se o filho não aprendeu determinada matéria à culpa é dos professores, eles falam que eles não explicam direito, mais não ver que são os filhos que não tão a atenção as aulas, como também mostrou a tirinha eles não aprendem a nova ortografia que vai ser de bom aproveito para o seu futuro, pois não dão à atenção as aulas.

    Indiara 1002

    ResponderExcluir
  18. Primeira charge mostra que os alunos tirão notas baixas devido ao ensino público, a falta de professores qualificados.
    Segunda charge mostra que a tecnologia é cada vez mais presente no dia a dia dos alunos, e que não sabem nada sobre a nova ortografia .

    Octávio Carrara - 1001

    ResponderExcluir
  19. A primeira tirinha enfatiza o fato de que os pais de hoje não são como os de antigamente. Hoje em dia se os alunos tiram notas baixas na escola, a culpa é do professor que segundo os pais não ensinam como deveriam. A segunda relata que a tecnologia, redes sociais, podem influenciar no aprendizado dos jovens, fazendo com que o aluno não estude e se torne um "escravo" desses tipos de coisa.

    ResponderExcluir
  20. Na Charge mostra que antigamente os pais ficavam cobrando dos filhos as notas, e quando havia alguma nota baixa a culpa era do filho, hoje em dia os pais acham que a culpa é dos professores.
    Na tirinha mostra que o sobrinho não sabe sabe nada de ortografia e o tio nem quer mais a ajuda dele, por causa das redes sociais ele escreve de um jeito informal.

    ResponderExcluir
  21. na primeira charge mostra que os pais tao bravo com o filho , e o filho ta com muita vergonha ,numa epoca antiga.
    na outra epoca o filho ta tranquilo e os pais ta zangando com o professor achano que ele e o culpado.

    jackson pertonila

    ResponderExcluir
  22. Na charge mostra que nos tempos passados os pais cobravam muito dos filhos ao tirarem notas baixas , e hoje os pais acham q a culpa e do professor .
    Na tirinha mostra que o sobrinho não entende nada sobre o novo acordo ortográfico , e por causa das redes sociais os adolescentes estão escrevendo de um jeito informal .

    ResponderExcluir
  23. joaovitorbarbosa-10019 de julho de 2012 às 11:30

    Na charge mostra que antes os pais cobravam as notas baixas dos filhos e hoje eles colocam a culpa no professor .
    Na tirinha mostra que o sobrinho não sabe nada sobre o novo acordo , e com as redes sociais os adolescentes escrevem de maneira errada .

    ResponderExcluir
  24. Na charge mostra que os pais antigos se preocupavam com as notas dos seus filhos e hoje eles culpam o professor .
    Na tirinha mostra que com as redes sociais os adolescentes não entendem de nada relacionado ao novo acordo ortográfico.

    ResponderExcluir
  25. Na primeira charge, o autor mostra como a influência dos pais tem mudado durante os anos. Antigamente, os pais exigiam dos seus filhos uma nota melhor e quando isso não acontecia, tirava satisfação com o próprio aluno, adivertindo-o. Hoje em dia, os pais estão mais distantes da escola, e por isso não acompanham a vida escolar do seu filho, assim, quando a nota baixa é mostrada no boletim, eles acham que o problema é da escola, e colocam a culpa no professor.
    Na segunda charge, o autor que discutir o novo acordo ortográfico e usa isso através de um personagem velho, que teoricamente teria maiores dificuldades para entendê-lo. Então, decide através de um personagem mais jovem, mostrar que nem este está por dentro do acordo, ao escrever usando uma linguagem totalmente fora da formal.
    Lara Badaró - 1002

    ResponderExcluir
  26. A charge nos mostra como os alunos reagiam antigamente a uma nota baixa:se envergonhavam e ficavam tristes.E nos mostra como eles reagem hoje em dia:com maior naturalidade, como se fosse algo normal e dão risada da sua própia nota baixa.A tirinha nos mostra que com os avanços das tecnologias (computador) dificultaram ou atrapalharam muito as regras do acordo ortográfico, prejudicando o aprendizado, com palavras totalmente erradas, e nos tempos antigos os alunos liam muito livros , facilitando o aprendizado e sem o uso de tecnologias avançadas ( o computador

    ResponderExcluir
  27. A charge, nos mostra o alunos de antigamente que tinham vergonha de mostrar suas notas baixas para seus pais, e cobravam os alunos pelas suas notas. Já nos tempos de hoje os alunos não ligam de mostrar suas notas aos pais, pois eles cobram do professor ao invés de cobrar do aluno.
    A tirinha faz uma crítica aos jovens do tempo de hoje, que só querem saber de mexer no computador, aprendendo as gírias de bate-papo e acabam esquecendo-se de aprender o acordo ortográfico.

    ResponderExcluir
  28. Na primeira charge, o autor mostra como a influência dos pais tem mudado durante os anos. Antigamente, os pais exigiam dos seus filhos uma nota melhor e quando isso não acontecia.Na tirinha mostra que com as redes sociais os adolescentes não entendem de nada relacionado ao novo acordo ortográfico.

    ResponderExcluir
  29. Carlos Alexandre - 10029 de julho de 2012 às 16:09

    Na charge , nos mostra que nas idades antigas , os alunos eram mais responsáveis com suas tarefas , tendo sempre compromisso . Um fato que ajuda isso é a tecnologia , pois antes não tinha e hoje os alunos estão mais ligados a ela , não se preocupando muito com os estudos .
    Na tirinha ,mostra que meninos de hoje não estão muito ligados nas regras dos acordos ortográficos dificultando para aprender por que antigamente os alunos liam muitos livros eles tinham mais facilidade de aprender e com a tecnologia dos computadores hoje eles tao nem ai.

    ResponderExcluir
  30. Compara os tempos de hoje com os tempos de antigamente. Mostra que antigamente os pais se importavam mais com os estudos de seus filhos e os seus filhos ficavam envergonhados quando tiravam notas baixas. E mostra que nos tempos de hoje os pais se importam menos com os estudos de seus filhos e ainda cupão os professores pelas notas baixas de seus filhos.
    Na tirinha mostra que com o uso das tecnologias os jovens estão escrevendo mais errado usando girias. Mostra que o sobrinho sabe menos que seu tio.

    ResponderExcluir